quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

GRATIDÃO, ATITUDE QUE AGRADA A DEUS


TEXTO: Sl.92.1-2
INTRODUÇÃO:
- Hoje em dia as pessoas vivem com um sentimento de independência, onde a palavra gratidão parece que muitas vezes é esquecida, mas o que é gratidão?
- Gratidão é o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou algum benefício, um auxílio, um favor etc.
- A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção à outra pessoa; freqüentemente acompanhado por um desejo de agradecê-la, ou ser recíproco a um favor realizado a si.

1 - PORQUE A GRATIDÃO É IMPORTANTE EM NOSSA VIDA?
- A gratidão é a única força com poder de manter o nosso olhar sem contaminação das amarguras deste mundo, ela é quem nos leva a compreender o que diz em Ro 8:28, todas as coisas trabalhão juntas para o bem daqueles que amam a Deus.
- Quando temos um coração grato, não dependemos das circunstâncias para agradecer, desenvolvendo assim confiança em Deus, que é a base para viver esta palavra (“todas as coisas”).
- A gratidão nos faz ver as circunstâncias desta vida com um enfoque divino, fazendo tudo fazer sentido, até mesmo o que é mais absurdo.

2 - PORQUE É IMPORTANTE EXPRESSARMOS NOSSA GRATIDÃO A DEUS?
Temos muitos motivos:
- Motivos Materiais:
Deus nos dá alimento e supre as necessidades de nossa vida, nossa família, nosso cônjuge, nossos filhos, ministério, a presença e bem-estar de pessoas queridas em nossa vida, a proteção divina, são alguns motivos para agradecermos.
- Motivos Espirituais:
- Deus enviou a luz para os homens na pessoa de Jesus Cristo, nos dando a salvação através da graça, nos dando vitória sobre a morte através Dele, e muitos outros motivos que devemos ser gratos ao nosso Deus.
- Porque Ele espera isso de seus filhos: Lc 17:12-19.
- Podemos ver a expressão de Jesus ao curar 10 leprosos e apenas 1 voltar para agradecer-lhe.
- Porque esta é a vontade Dele: neste mesmo texto percebemos que a vontade de Jesus, seria que todos os outros leprosos tivessem voltado.

3 - COMO DESENVOLVER A VIRTUDE DA GRATIDÃO?
- Comece cada dia com uma atitude de gratidão: A vontade de Deus é que possamos dar graças em tudo ITs 5.18 e que não nos esqueçamos de nenhum de seus feitos Sl.103.2.
Como podemos obedecer a este mandamento?
- Cultive o hábito de olhar para aquilo que você tem ao invés de olhar para o que não tem: Algumas pessoas fixam tanto seus olhares naquilo que perderam ou que ainda não têm que deixam de ver muitas coisas boas que já possuem.
- Se quisermos ser agradecidos, devemos olhar aquilo que temos à luz dos fatos e buscar compreender como Paulo compreendia, que tudo o que temos nos foi entregue como um “dom”, como uma “dádiva”.
- Glorifique ao Senhor com suas palavras: Sl.19.14 .

CONCLUSÃO:
- Se desejamos ser gratos, devemos ver algo especial em tudo o que é colocado em nossas mãos, seja emprego, a pessoa com a qual nos casamos, a célula que o Senhor confiou a nós, enfim, cada coisa que o Senhor nos deu.
- Devemos nos lembrar que Deus é a fonte de todas as coisas boas que recebemos e que existe um princípio espiritual - quando há gratidão, há multiplicação e há prosperidade em todas as coisas.
- Você é uma pessoa grata a Deus independente das circunstâncias?
- Cite alguns motivos pelos quais deve agradecer ao Senhor.
- Em quais pontos você poderia melhorar para se tornar mais grato?
- Vamos ter um momento de gratidão a Deus por tudo que temos recebido.
- Cada um da célula deve falar um motivo de gratidão agora. (Não vale, dizer “agradeço por tudo...”. Encontre pelo menos um motivo e mencione na oração.

VIVER COM PROPÓSITO



Texto :  - ISAÍAS 26:1-4
Introdução

1. Dr. Hugh Moorhead, professor de filosofia da Universidade de Illinois, EUA, perguntou a 250 renomados filósofos, cientistas e intelectuais do mundo: “qual o significado da vida”?. Respostas: alguns deram bons palpites, outros inventaram um propósito para não passar em branco, outros honestamente disseram que não tinham a menor idéia e vários pediram ao professor que, caso ele descobrisse a resposta, que comunicasse com eles.
2. PERFIL DE ISAÍAS Profeta urbano e ligado à corte; ministério - exercido entre 740 e 700 a.C; tempo - de agitação política (por causa do domínio assírio) e de agitação espiritual (por causa do domínio do pecado); mensagem - de confrontação e de encorajamento.
3. ENCORAMENTO: Isaías aponta para um DIA DE VITÓRIA
a) Dia de celebração (v. 1a - “naquele dia se entoará este cântico na terra de Judá”)
b) Dia de reafirmação (v. 1b – “temos uma cidade forte, Deus lhe põe a salvação por muros.....”)
c) Dia de comunhão (v. 2 – “abri as portas....”)
Nb.:
+ Sentido primário – restauração de Jerusalém com o fim da dominação assíria
+ Sentido pleno – estabelecimento da Nova Jerusalém para todos os salvos pelo Messias de Israel - Ap 21:10-11 (“ a santa cidade, Jerusalém,... tem a glória de Deus”); Hb 12:22
4. PROPOSTA DO ESTUDO: a) Como chegar hoje a esta experiência presente de restauração existencial e no futuro de restauração salvadora plena? Isaías diz que “é preciso ter um propósito de vida “ (v. 4)
a) “Propósito= “formar, moldar, imprimir diretrizes”
b) “O homem sem propósito é como um barco sem leme” (Thomas Carlyle)


UMA VIDA COM PROPÓSITO (v. 4)

I – UMA VIDA CENTRADA EXCLUSIVAMENTE EM DEUS (v. 4 “Tú, Senhor,...”)
“A menos que se admita a existência de Deus, a questão que se refere ao propósito para a vida não tem sentido” (Bertrand Russel – ateu)
Is 44:1-6

1. PQ DEUS É O NOSSO CRIADOR (Is 44:1-2)
Só quem nos criou pode definir eficientemente o propósito para a nossa existência...

2. PQ DEUS É O NOSSO MANTENEDOR (Is 44:3-4)
Só quem nos mantém pode criar as condições para que vivamos com propósito....

3. PQ DEUS É O NOSSO SENHOR (Is 44:5-6)
Viver com propósito significa viver como servo de Deus
Nb.: propósito não é aquilo que você decidiu fazer da sua vida e depois só comunicou a Deus, mas é aquilo que Deus decidiu fazer de sua vida e comunicou a você!

II – UMA VIDA COM QUALIDADE DIFERENCIADA
(v. 4 “conservarás em perfeita paz...”)
1. PAZ PERFEITA NÃO É:
a) Ausência de sofrimento – I Pd 5:10
b) Ausência de conflito – Gl 2:11 (Paulo resistiu a Pedro “face a face pq se tornara repreensível”)

1. PAZ PERFEITA É:

a) Paz da singularidade (“Pessoa certa...”) Você é o único “você” que Deus criou. A probabilidade de que exista alguém igual a você, no presente, passado ou futuro é infinitesimal, algo como 10 elevado à potência 3.000.... Deus criou você e quebrou o molde... Ninguém pode duplicar a sua vida... Não existe uma caixa com “cópia de segurança” sua na oficina de Deus.. Você é o cometa halley de Deus: só temos uma oportunidade de vê-lo brilhar! (Max Lucado).

b) Paz da utilidade (“... nos lugares certos...”) Diante da ordem dada pelo presidente John Kennedy para plantar um carvalho no gramado da Casa Branca, o jardineiro protestou dizendo que a árvore não cresceria em menos de dez anos. “Então aí está uma razão para você plantá-la logo: plante hoje mesmo”, disse Kennedy. Você é único, mas precisa ser útil sem medo da grandeza do propósito que Deus lhe determina. Moisés só tinha um cajado, Davi só um estilingue, Sansão só uma queixada, Raabe só uma corda, Maria só um pouco de ungüento, Arão só uma vara, Dorcas só uma agulha, MAS TODOS FORAM USADOS POR DEUS POR QUE TIVERAM O PROPÓSITO DE SEREM ÚTEIS! A paz perfeita é a paz da utilidade!

c) Paz da verticalidade (...” pelas razões certas”) Michelangelo foi um grande escultor. Com pouco mais 30 anos, quando já tinha produzido obras primas como Pietá e Davi, recebeu do papa Julio II a tarefa de esculpir algumas figuras no teto de uma capela do vaticano. Apesar de resistente no início, por não ser a pintura a sua paixão, acabou aceitando o desafio. Quatro anos mais tarde, depois de ter pintado 400 figuras e 9 cenários e ter perdido a saúde de tanto trabalhar, Michelangelo acabou fazendo uma obra que redirecionou o estilo da pintura européia e mundial. A um observador do trabalho lhe perguntou porque dera tanta atenção nos detalhes dos cantos da capela se ninguém nunca os veria, ele respondeu de maneira firme: “Deus verá”. Para viver com propósito não basta ser único, ser útil, é preciso fazer tudo para a glória de Deus = paz da verticalidade.
Ef 6:7 “Sirvam de boa vontade, como ao Senhor e não para homens”

III – UMA VIDA QUE PAGA O PREÇO DA CONSTÂNCIA  (“aquele cujo propósito é firme”)

1. PROPÓSITO FIRME É O QUE RESISTE AO TEMPO (Is 25:1 – “ó Senhor, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei a ti e louvarei o teu nome, porque tens feito maravilhas e tens executado os teus conselhos antigos, fiéis e verdadeiros”) Judith Dias Pinheiro, é um grande exemplo de alguém que decidiu viver com propósito: missionária servindo ao Senhor desde a juventude, registrou no cartão de aniversário dado aos convidados para a sua festa de 90 anos: “O Senhor levará a bom termo o que me concerne” (Sl 138:8); a doutrina da providência ensina aos cristãos que eles nunca estão presos à sorte cega, à casualidade ou ao destino. Tudo o que lhes acontece é divinamente planejado e cada acontecimento chega como um novo convite a confiar, a obedecer e regozijar-se, sabendo que todas as coisas ocorrem para o seu bem espiritual e eterno” (Rom 8:28). Viver com propósito não é um projeto para um ano ou uma década, mas para toda a vida!

2. PROPÓSITO FIRME É O QUE PERMANECE NO FOCO Quando Davi se apresentou a Saul para lutar contra Golias, vendo que Golias tinha mais de 2.70 de altura, um capacete de bronze, uma couraça de escamas de 56 quilos, caneleiras de bronze, uma lança com uma ponta de 7 quilos (I Sm 17:4-7), Saul mais do que depressa quis dar ao pequenino Davi uma armadura e um capacete de bronze. Contudo ele rejeitou, escolheu as pedras e derrotou o gigante com um estilingue, ensinando-nos que nem tudo que serve para os outros serve também para nós. Se um rei lhe der uma armadura não significa que você deve usá-la: só porque alguém lhe deu um conselho, um emprego, uma promoção, não significa que você tenha que aceitar. Viver com propósito não é fazer muitas coisas, mas fazer exatamente aquilo que Deus estabeleceu como foco central das nossa vidas...

CONCLUSÃO: viver com propósito é viver em Cristo (Is 9:6-7)
1. É viver na melhor fonte de vida: o Senhor Jesus Cristo (Jo 4:6-15)
2. É desfrutar da melhor paz de vida: a paz perfeita de Jesus Cristo (Col 3:15)
3. É permanecer até o fim na prática da melhor vontade da vida: a vontade de Jesus Cristo Jo 13:17 4. Propósitos que partilharemos daqui até novembro:
a) Adoração: você foi planejado para agradar a Deus
b) Comunhão: você foi formado para fazer parte da família de Deus
c) Discipulado: você foi criado para conhecer e ensinar todo o desígnio de Deus
d) Serviço: você foi moldado para demonstrar o amor de Deus
e) Evangelização: você foi criado para partilhar a salvação de Deus